O Doador de Memórias - Lois Lowry

sábado, 30 de agosto de 2014 /
Doador de memórias, OTítulo: O Doador de Memórias
Autor(a): Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 192

Sinopse: Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.
Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.
Sinopse retirada do skoob.

**********

Em O Doador de Memórias, Jonas vive em uma comunidade utópica: não há desavenças, não há ódio ou desorganização. Em contrapartida não existe amor, desejo e alegria. Bebês nascem das mães biológicas, passam pelos Criadores e depois disso são encaminhados para as famílias que solicitam. Jonas tem uma irmã, que foi solicitada quando ele tinha 4 anos.

Nessa comunidade, depois da cerimônia dos Doze (anos), cada indivíduo é designado para uma área de trabalho, e Jonas acaba sendo designado como o novo recebedor. Sua família fica honrada, mas ele está com receio, e quando começa a descobrir que sua vida era um engano e que por trás da solidez existem verdades horrendas, Jonas terá que escolher se tem forças para lutar contra tudo ou se apenas aceitará o encargo.

"A vida é tão ordenada, tão previsível, tão indolor. É como eles escolheram."



A história apresentada por Lois Lowry precisa ser descoberta pouco a pouco, cada fato e cada costume, cada pequeno detalhe é importante e à medida que a realidade foi sendo descoberta tanto por Jonas quanto pelo leitor, ficamos boquiabertos.
Eu simplesmente me emocionei com cada descoberta de Jonas e de certa forma fui beneficiado com uma nova visão de outras tantas coisas importantes que foi impossível não me encantar com a trama. O livro nos mostra um mundo aos olhos da inocência de uma criança que ao descobrir que por trás de tanta perfeição existe a crueldade, nesse momento seus reais valores virão à tona.

"Não entendo o que é coragem: o que é, o que significa."

A escrita de Lowry é fantástica: o livro é curto, a autora economizou palavras, o que deu um movimento muito mais rápido à história, sem desperdiçar páginas e páginas de descrições ou situações desnecessárias.

O livro me prendeu desde a primeira página, é um livro marcante, com uma universalidade incrível. A trama muito bem bolada e emocionante... e o fim é só o começo. Espero sinceramente que a editora lance o restante da quadrilogia o quanto antes. Recomendo a leitura para os amantes de distopia. Um livro que ensina as crianças a respeitar as diferenças das pessoas. Leiam e se encantem assim como eu!

24 comentários

  1. Olá Matheus,
    Então.... que livro genial é esse? Eu não tinha dado a devida importância para ele, antes de ser relançado. Mas, quando veio essa nova capa, imediatamente quis ler e achei incrível, li apenas em uma sentada. Realmente, ensina muitas coisas boas e espero também que a Arqueiro lance rápido os próximos livros.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Velho, você não tem ideia do quanto eu quero ler esse livro! *-*
    Tô bem na vibe das distopias. rs
    Amei a resenha!^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Sempre leio apenas opiniões positivas sobre este livro, estou com muita vontade de ler também! Muito bom saber que a estória te prendeu desde o começo. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Está rolando um sorteio lá no blog de um livro nacional incrível, para dois ganhadores aqui!

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando o livro prende desde o começo o leitor, é simplesmente fascinante.
    Achei a capa desse livro bem legal, mas não sei se leria no momento.
    Talvez quando não tiver tantos livros na lista pra ler. :p
    Adorei a resenha.
    Caixinha de Correios #50.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. não ocnhecia o livro! gostei bastante da resenha e pretendo lê-lo <3


    https://opslia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Caramba, Matheus! Eu estou com vontade de ler esse livro há tempos, está até na minha lista dos próximos dez livros que vou comprar, e sua resenha só me firmou mais nessa decisão! Quero, quero, quero. "e o fim é só o começo" - meu, essa frase foi épica! E não sabia que era um quadrologia.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. estou super interessada nesse livro, e vou comprá-lo!
    Pela resenha parece fantástico!
    Obrigada pela dica!
    Bom domingo e bjus!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  8. É um livro muito interessante é daqueles livros que não dar pra deixar de ler, Matheus passando pra desejar um ótimo domingo abraços.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  9. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e me deu uma vontade enorme de ler ele agora. É um gênero que goto muito de ler e fiquei sabendo que vai ter filme dele. Por isso quero muito ler antes do filme.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Matheus, amei sua resenha, acho que vou lê-lo. Parece ser leve e ótimo então... <3
    vou até pegar ele pra ler, tem entrevista da taylor depois <3333333
    matheussss, venha na proxima bienal <33
    Um beijo
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  11. Achei um absurdo esse lance de mãe biológica. Qual o problema em as outras mulheres terem filhos? Se for por conta de controle populacional, é só colocar um limite de filhos pra se ter, uai. Mas enfim, é uma história muito boa mesmo, não esperava gostar tanto. Faz com que a gente reflita bastante sobre como todas as regras postas sobre eles seria uma boa tática, um lugar calmo e favorável de se viver, mas ao mesmo tempo, logo que ele conhece a sensação da neve, a autora transmite tão nitidamente a alegria dele que é impossível pensar num mundo diferente do que vivemos, distante das sensações que presenciamos diariamente.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Escuro" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  12. Ai eu adoro esse tipo de livro, sou apaixonada por histórias que misturam distopias a histórias.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  13. Oláááá!
    aaaai eu estou louca para ler esse livro e se encantar como voce!
    mas me deixa angustiada ler e ter que espeeeeerar taaanto para sair o resto da série!
    Sou uma curiosa e impaciente! ahhaa! :)
    mas com toda certeza irei conferir!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  14. Já li esse livro e gostei bastante
    Afinal de contas, amo distopias
    Mas fiquei sabendo que a versão original é mais completa

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Matheus! Tudo bem? Confesso que o livro não é nenhuma prioridade leitura para mim, mas devido ao lançamento do filme, acredito que irei conferir a trama logo, logo. Não sei muito bem o que esperar da história, já li várias resenhas incríveis, ao mesmo tempo que li outras que me decepcionaram um pouquinho, de qualquer forma, espero que "O Doador de Memórias" atinja as minhas expectativas, pois acredito que a premissa da trama é bem interessante. Espero gostar tanto quanto você! :) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Math, tudo bem?

    Já estou super ansiosa pelo filme, e agora mais ainda para poder ler o livro! Achei a história fascinante, sabe? Uma distopia diferente das que já li. E é muito bom saber que a leitura do livro flui rapidamente, fiquei mais animada ainda!

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro e o Se eu ficar estão no topo da minha lista, sua resenha só me deixou com mais vontade de ler. Adorei!!

    Parabéns por ela.


    Beiijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  18. Estou ansiosa para ler o livro, e fiquei muito feliz de saber do filme! Espero poder ler antes!
    bjs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser muito bom :) E tenta sim fazer resenha em vídeo ;p

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  20. Estou vendo muitas resenhas sobre esse livro.
    Estou muito curiosa para lê-lo
    Beijos
    http://adventure-of-two-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Estava super curiosa para ler esse livro e seu post so me deixou com mais vontade. Não tinha ideia de q era uma quadrilogia mas sei q tem um filme baseado no livro!
    Estou curiosa por ambos!
    Adorei o post!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Confesso que desde que vi essa capa, e esse título me sentir atraído para ler o livro.
    Agora após ler sua resenha super positiva, quero muito ler. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Quero muitoo esse livro! *_*
    Heey, sou sua leitora de número 999...rumo aos 1000 seguidores! \o/
    Flor, amei seu blog, você é super caprichosa e já estou te seguindo! :3
    Se quiser, dá uma passadinha lá no meu cantinho, tá rolando um sorteio mara!
    Beijooo!
    Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343

    CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA

    ResponderExcluir
  24. Adorei sua resenha, só me fez querer pôr as mãos nesse livro logo! Infelizmente, tenho alguns livros que estão na espera há um tempo e vou lê-los antes de encantar-me com 'O Doador de Livros'.

    Beijos,
    Camila
    chuvadeejaneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo