O Véu - Luis Eduardo Matta

domingo, 20 de julho de 2014 /
O Véu
Título: O Véu
Autor(a): Luis Eduardo Matta
Editora: Primavera Editorial
Páginas: 528

Sinopse: Araci Quintanilha, é a proprietária da Casa Quintanilha de Leilões, no Rio de Janeiro, que vive dias de expectativa com a aproximação do leilão onde uma misteriosa tela a óleo, chamada ‘O Véu’, será posta à venda. O quadro que foi condenado por várias lideranças muçulmanas em todo o mundo por retratar uma mulher seminua usando o véu islâmico, tem uma trajetória marcada pelo sucesso, pela polêmica, pela intriga e pela tragédia. Diversas pessoas morreram por sua causa - inclusive o próprio pintor, Lourenço Monte Mor, vitimado por um incêndio em sua casa, jamais esclarecido. Obscuros segredos do passado ligam o quadro ao assassinato, em 2005 na Arábia Saudita, de Abu al-Horiah, o líder da Azadi, uma organização extremista iraniana responsável por inúmeros atentados terroristas nas décadas de 1980 e 1990. Tudo levava a crer que a morte de Abu al-Horiah e de seu filho Arsalan, tido como seu sucessor, sepultara de vez a Azadi, mas, tempos mais tarde, começaram a circular rumores de que a organização estaria se rearticulando sob o comando de uma nova líder, conhecida como Umm al-Hakika. Os rumores sobre a ressurreição da Azadi coincidem com a chegada ao Brasil de Mohsen Khajepour, um conceituado intelectual iraniano radicado na Suíça, que acaba assassinado em circunstâncias misteriosas, às vésperas das eleições presidenciais iranianas de 2009. Durante anos acreditou-se que ‘O Véu’ tivesse sido destruído no incêndio que matou Lourenço Monte Mor, mas ele estivera, todo esse tempo, escondido no apartamento de Araci Quintanilha. Quando o seu leilão é anunciado e a opinião pública toma conhecimento de que a polêmica obra sobrevivera, Araci, subitamente, se vê arrastada para um redemoinho vertiginoso de acontecimentos perturbadores onde sua própria segurança é colocada em risco. Ameaçada por terroristas, ela é obrigada a fugir, sem perceber que uma conspiração de proporções gigantescas está em curso. E que o misterioso quadro, que guardara consigo durante anos, esconde um terrível e fantástico segredo, que poderá mudar tragicamente a geopolítica do mundo. Nesse thriller eletrizante e envolvente em que os bastidores do rico mercado de arte se mesclam às entranhas sórdidas da turbulenta política do Irã, os destinos de três mulheres se cruzam na busca pela verdade e pela liberdade.

Sinopse retirada do skoob.

**********

O Véu é um livro com uma história bem interessante. Envolve muito mistério e muitos acontecimentos marcantes e intensos. A capa do livro é impecável e bastante chamativa, o que fez com que eu ficasse com muito mais curiosidade para ler o livro. E por se tratar de uma obra do Luis Eduardo Matta, eu fui ler com as expectativas lá em cima, e como já era de se esperar, o livro não me decepcionou.

O livro gira em torno de uma obra que foi nomeada como O Véu. A tela consiste em uma mulher parcialmente coberta com um véu, o que gerou muita polêmica por haver a possibilidade deste véu ser o islâmico. A tela foi feita por um artista chamado Lourenço Monte Mor, que morreu em sua casa durante um incêndio pra lá de estranho.

Os vestígios diziam que O Véu foi a causa pelo incêndio. Mas, enquanto todos pensavam que a obra havia sido destruída, Aníbal, pai de Lourenço, decide leiloá-la na famosa casa de leilões de sua irmã Araci Quintanilha. Um dia antes do leilão, a Casa Quintanilha sofre um atentado e eis que a história que acompanha o quadro é que inexplicavelmente, quem encosta na tela morre de alguma maneira.

"Durante muito tempo pensou-se que O Véu tivesse se perdido no incêndio, mas, pouco antes de morrer, Lourenço havia mandado o quadro para Aníbal, que, por sua vez, confiou-o a Araci, que o escondeu providencialmente no fundo de um armário de seu apartamento, esquecendo-se de sua existência."
























A partir daí, muitas coisas começam a acontecer sem explicação. Tudo piora quando Araci e seu marido fogem para o Brasil, porque estão sendo perseguidos por um grupo de terroristas. Araci não se sente segura em nenhum lugar e tudo pode representar uma ameaça. Por esse motivo ela decide investigar quais são as intenções desse grupo e qual o mistério que há por trás desse quadro.

"Vocês precisam saber dos perigos que vêm por aí. O mundo precisa saber. E se preparar."

Com uma escrita leve, o autor Luis Eduardo Matta nos apresenta personagens muito bem descritos. A linguagem do livro não é difícil. O início já é eletrizante e recheado de informações que facilitam a construção de teorias para o final. Gostei muito do final e de poder conhecer um pouco sobre a cultura de outros países. Durante todo o tempo, fiquei instigado a conhecer quem está por trás de tantas tragédias em torno de O Véu

Foi uma leitura bem rápida pelo simples motivo de envolvimento e da minha curiosidade pelo desfecho da história. Luis acertou em cheio com essa obra! Super recomendo para quem procura uma boa história cheia de mistérios e com um desfecho surpreendente.

19 comentários

  1. Não tinha me interessado pelo livro, mas saber que é uma leitura leve ajudou. Quero ler *O*
    Vamos ver se mudo de opinião! :D
    bjs
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, porém achei bem interessante! Gosto de livros com desfechos surpreendentes.
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A história desse livro é bem misteriosa né? Adorei a resenha parece ser muito bom!! Beijoss Matheus :)

    http://arlenyramalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oii,

    Eu adoro livros desse genero, e sua resenha me deixou super afim de ler. Vou colocar na listinha <3

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  6. Ai eu adoro histórias assim,e estava mesmo procurando um livro que falasse um pouco do mundo islâmico, to querendo ler a história de Malala sabe?

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  7. eu adoro historias assim, bem interessante esse livro
    adorei sua vistinha, apareça sempre

    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e adorei esse clima de mistério da resenha.
    Me assustou um pouco o número de páginas, mas isso você nem citou. Então acredito que não tenha sido nada difícil.
    A capa é linda!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando li o titulo no feed, posso dizer que não me chamou a atenção, porém, depois da resenha e da sinopse, fiquei bastante interessada. Acho incríveis, livros com mistérios.

    http://agarotacomolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, achei a história do livro bem interessante. Com certeza vou querer ler. Ainda mais sabendo que alcançou as suas expectativas. Ainda não li nada do autor, por isso não tenho nenhuma, então quem sabe gostarei mais ainda do que você gostou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sua resenha, adoro demais livros misteriosos, esse deve ser ótimo.
    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  12. Parece muito misterioso, não tenho muita experiência com livros dessa narrativa.
    Mas depois de ler a resenha (e digo isso com sinceridade), fiquei extremamente interessada pela estória!
    Bela resenha!
    Beijos.

    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e pelo o que disse na resenha parece mesmo ser um livro muito bom e assim olhando de fora nunca iria imaginar que seria uma leitura rapida, pode ser que pra mim seja mas demorado, mas só lendo pra saber mesmo.
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Parece ser bem legal! Gosto de histórias com mistério e que acabam prendendo o leitor :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  15. Caramba, o livro realmente deve ser bom.
    A história me parece daquelas que vai surpreendendo o leitor á cada página lida.
    Quero futuramente ler o livro, a literatura nacional tá cada vez mais melhor. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente amei a premissa da obra; quero muito lê-lo. Não conhecia o livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  17. Oi lindo tudo bem?
    Eu amor seu blog sabia disso?
    Vejo livro e tenho vontade de ler esses livros só pelo seu post! Sua culpa hein, afinal nunca gostei de ler e você está fazendo milagre com minha pessoa! rs amei o post fiquei bastante curiosa. Adorei a capa do livro, achei muito bem feita!
    Beijo grande,

    Veja as últimas novidades do blog e me diga sua opinião!

    Maah Music - Aumenta o som para HUNTER & THE BEAR.

    Maah Music - Entrevista Exclusiva com Banda Makai.

    Maah Music - Entrevista Exclusiva com GODASADOG.

    ResponderExcluir
  18. Eu super me interessei1 Adoro mistérios!
    Vou por na minha lista!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Matheus! Tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa depois da sua resneha! Gostei muito desse clima de suspense em torno de uma tela, não me lembro ter lido algo do tipo e é bom saber que a leitura é bem fluida e, ao que parece, original! Outro ponto favorável são as informações sobre outros países, gosto bastante quando temos contato com outra culturas e pessoas, mesmo que isso não seja o foco da obra! Enfim, fiquei bastante curiosa, principalmente depois da sua resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo