Os Três - Sarah Lotz

domingo, 1 de junho de 2014 /
Os TrêsTítulo: Os Três
Autor: Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
Páginas: 400

Sinopse: Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo.

**********

Quando vi a capa do livro Os Três eu já fiquei apaixonado, porque me chamou bastante à atenção e eu realmente não sabia o que esperar desse livro. Então solicitei ele mesmo sem saber ao certo do que se tratava. E convenhamos que eu me amarro em um livro de mistério.
No início do livro confesso que fiquei meio perdido na história, mas a cada página lida a história ia se desenvolvendo. 

Em quatro locais diferentes do mundo, quatro aviões caem, deixando apenas quatro sobreviventes. Porém, desses quatro apenas uma pessoa é adulta e ela não resiste, restando agora apenas três crianças, Jess, Hiro e Bobby, que ficaram conhecidos como "Os Três".

A leitura foi algo completamente diferente do que estou acostumado. O livro é escrito como se fossem entrevistas e recortes de Elspeth Martins, uma jornalista investigativa que documenta a Quinta-Feira Negra e é a responsável pelo apanhado de fatos que compõem o livro Da queda à conspiração, um livro polêmico que mostra "a verdade" sobre Os Três.

No dia em que recebi o livro fiquei louco para começar a leitura e o kit que a Arqueiro enviou é sensacional! O livro todo preto, inclusive as bordas das páginas, veio dentro de uma caixa preta, embrulhado em um papel vermelho, junto com uma página de jornal rasgada relatando as tragédias. E a vontade de descobrir o porquê daquilo tudo não passava.

O livro é dividido em várias partes "Queda ", "Conspiração" e "Sobreviventes", intercaladas, relatando a vida dos Três após o ocorrido e mostrando a bola de neve que as teorias do apocalipse estavam formando. Toda esse forma diferente e inusitada de apresentar a história, me pareceu estar acompanhando todos os fatos, acontecimentos, tragédias, em tempo real, como se tudo fosse verdade, não apenas um livro de ficção.

O livro se inicia com o avião que cai na "floresta dos suicidas" em Aokigahara, no Japão, onde a Pamela May Donald acorda em meio aos destroços do acidente, quase morrendo e não resiste. Não só no Japão aconteceu um acidente, mas em outros três países também aconteceram terríveis acidentes de avião, e todos ao mesmo tempo.
A Quinta-Feira Negra deixou sua marca em milhares de pessoas. Desde o acidente as coisas começam a sair do controle tanto para os familiares das crianças, como para a população em geral, e conspirações começam a aparecer. 

O prazeroso do livro de Lotz é exatamente a narrativa em forma de documentário. Achei muito legal, pois conhecemos o ponto de vista de cada personagem.
Há muita tensão e mistério no ar, não dá para desgrudar do livro sem descobrir a verdade. Há uma busca infindável pelas causas, ainda mais por causa das pressões da mídia que fazem questionários e abordagens confusas.
Os Três podem ser coisa de outro mundo, já que sobreviver a queda dos aviões seria algo impossível. Seria um milagre? É um livro assustador, não por ser sobrenatural, mas porque mostra como o mundo e as pessoas podem se perder em julgamentos e ter receios sem conhecer. Ao longo da narrativa surgem diversos questionamentos e o que dá pra perceber é que a sociedade está fora de controle.

No final, é a Elspeth que narra um capítulo que nos deixa nervosos e é bem no finalzinho do livro que podemos dizer: surpreendente!
Enfim, o livro é sim muito bom! Eu achei a leitura bem rápida e dinâmica, mas há quem diga o contrário. Só posso dizer para vocês lerem e tirarem suas próprias conclusões.

14 comentários

  1. Oi Matheus!! Ótima resenha! Às vezes me sinto culpada por não gostar desse estilo literário! :/
    Beijoo, Gabe!

    Blog Mundo Mágico dos Livros

    ResponderExcluir
  2. A-D-O-R-E-I!!!!
    Tô doida pra conhecer essa narrativa em forma de documentário. Pena que meu livro foi extraviado, :(
    Quem sabe eu consiga ler um dia!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uau , como se não bastasse essa capa MUITO misteriosa, ainda com todo esse cuidado da editora? eu começaria a ler na hora! (Por mais que não seja muito fã de mistérios) rs, veja só, já estou curiosa >_<

    ResponderExcluir
  4. Oi Matheus!
    Eu estou muito curiosa para ler esse livro, em especial para conferir essa narrativa montada com entrevistas. Já vi algumas pessoas dizerem que estranharam isso, já você gostou justamente disso. Eu gosto de narrativas em formato diferente, então acho que minha opinião será mais parecida com a sua.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei do suspense.

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  6. Matheus nem fale desse livro, já estou frustado queria tanto ler-lo mds, necessito
    dele urgentemente. Adoro esse tipo de enredo e saber que vemos pontos de vista
    diferente é bem legal ficamos mais "por dentro" do que acontece ao redor dos
    personagens.


    abraços,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou querendo muito ler esse livro e sua postagem só me deu mais vontade. Parece ser uma obra incrível.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  8. Oie! Quero esse livro, deve ser muito bom! E tem uma capa instigante!
    Tem promoção no blog valendo um kindle!!!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/06/que-golaco-na-copa-e-bola-no-pe-e.html

    E se você puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/06/o-mago-de-camelot-saga-de-merlin-para.html

    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  9. Oi Matheus, seu blog é super legal e com ótimas dicas literárias,gostei de conhecer!

    Grande Abraço :)

    ResponderExcluir
  10. Vou querer ler pois, a história é muito intrigante. Li uma outra resenha que a pessoa se decepcionou bastante com o livro, mas é como você disse cada um que leia e tire as suas conclusões. Espero gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro! Aliás, os lançamentos da Arqueiro deste ano estão arrasadores, e os de junho (eu li o post posterior a este) também ♥
    Beijos.
    Blog Leitura Assidua

    ResponderExcluir
  12. Oi Matheus!

    Fiquei muito curioso por "Os Três" desde que o vi numa livraria. A edição é muito bonita, como todos os livros da Arqueiro. No entanto, o gênero não é meu preferido.

    Abraços,
    Gabe
    www.sixdoe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. OiOi Matheus =D
    Eu vi bastante comentários a respeito desse livro, mas fiquei com medo que fosse de terror, sou medrosa com livros desse gênero, depois eu sonho com as coisas :/
    Mas agora com a tua resenha eu fiquei bem inclinada a ler e tirar minhas conclusões, pelo visto a forma de narração dele tem uma estrutura diferente e ando numa vibe de buscar enredos que fujam do clichê, até mesmo na estrutura.
    Vai pra minha lista de futuras leituras, certamente.

    Beijoux ;*
    @pirultiolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo